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R.U.S.E. é mais um game que busca fugir do conceito tradicional dos
jogos de estratégia em terceira pessoa. Trazendo elementos de
probabilidade e de manipulação para um gênero que tradicionalmente foca
mais em tática do que estratégia – ao menos nos títulos mais populares,
como Warcraft, Starcraft, Age of Empires e até mesmo Halo Wars – o
objetivo é simular a sensação de um jogo de pôquer, de suspense e blefe.
Para isso, o game conta com um cenário da Segunda Guerra, onde seis
facções se enfrentam e o objetivo final é sempre o combate, cada uma
possuindo forças e fraquezas específicas. Algumas das características
mais gritantes que diferenciam este título de outros são: o sistema de
coleta de recursos, que são transferidos através de rodovias que podem
ser bloqueadas; várias camadas de visão do campo de batalha, o que
permite um controle maior sobre os diversos aspectos estratégicos; e um
sistema de cartas que proporcionam ao jogador algumas habilidades
únicas. Este sistema de cartas é o que traz uma nova dimensão às
partidas. Através dele, é possível realizar ações como revelar as tropas
inimigas, posicionar exércitos falsos e interferir com a inteligência
adversária. Tudo isto combinado resulta em um RTS bastante único e com
uma perspectiva muito mais macro do que micro – ou seja, um foco bem
maior em estratégias do que na capacidade do jogador de manipular
inúmeras unidades simultaneamente.
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